Como identificar uma boa amizade

Como identificar uma boa amizade

Dia 20 de julho é considerado o Dia do Amigo. Leia este artigo da pastora Elizete Malafaia sobre amizade.

É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza. Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”.
(Provérbios 27.5 e 9)

Dia 20 de julho é considerado o Dia do Amigo. Amizades são cultivadas durante a vida, nos momentos felizes e tristes; e ter alguém por perto para conversar com sinceridade e amor é uma das dádivas que o Senhor nos concede! Como a Bíblia diz: há amigos mais chegados que irmãos (Provérbios 18.24), e é na hora da adversidade que os verdadeiros amigos se manifestam.

Separei algumas características de um AMIGO DE VERDADE para compartilhar com você:

– É sincero e verdadeiro, fala o que você precisa ouvir e não o que você quer ouvir;
– Se precisa corrigir o outro, não se omite;
– Sempre tem uma palavra de ânimo e encorajamento, mesmo diante das adversidades da vida;
– Quando há necessidade, chama sua atenção para os erros que comete;
– Independentemente das circunstâncias, está ao seu lado, pronto para ajudar;
– Vocês podem ficar tempos sem se ver, ou estarem juntos, mas criaram uma boa conexão e permanecem amigos apesar da distância e do tempo.

É muito bom poder contar com alguém assim. Quem não gosta de ser contrariado ou confrontado, costuma fugir dessas amizades. O que me leva a outro tópico importante: cuidado com o BAJULADOR! Vamos observar algumas de suas características:

– Finge ser seu amigo;
– É falso e hipócrita;
– Nunca te confronta;
– Diz sempre “amém” para o que você faz e fala, mesmo vendo que você esteja tomando decisões erradas e que vão te prejudicar;
– Quer estar no lugar que você está e ter os amigos que você tem;
– É interesseiro;
– Quer te manipular e isolar você.

Hoje, já se sabe sobre os benefícios da amizade para a saúde emocional, física e espiritual. Jesus tinha amigos, como vemos registrado no evangelho de João 15.15: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês”.

A Bíblia também nos apresenta lindos exemplos de amizade: Davi e Jonatas; Rute e Noemi e Maria e Isabel.

Na amizade há fidelidade, como vemos no exemplo de Davi que, mesmo depois da morte de seu amigo, cumpriu uma promessa feita a Jonatas.

A amizade também pode existir entre pessoas com idades diferentes como nos mostra os relacionamentos entre Rute e Noemi e Isabel e Maria. Essa diferença não impediu que fossem amigas e que abençoassem umas às outras.

Por isso, quero te incentivar a enviar uma mensagem para o seu amigo hoje, mesmo que vocês não tenham se falado ou se visto recentemente. Diga o quanto a amizade de vocês é especial, marque um dia para tomar um café e conversar um pouco.

Que Deus te abençoe!

Por ELIZETE MALAFAIA

Avatar photo

Este post foi escrito por: Persan

Compartilhe: