Nas últimas semanas uma novidade nas transmissões chegou pra ficar!
O NEWS veio como uma nova forma de interação com o público antes dos Cultos da Vitória, toda quinta-feira. Mas podemos afirmar que se consolidou durante os três dias da Conferência Aviva, trazendo um novo cenário e experiência imersiva para quem estava acompanhando as transmissões.

Em uma breve entrevista com o Diretor de Transmissão da Comunicação ADVEC, Fábio Levi, podemos entender como surgiu a ideia do NEWS, a proposta envolvendo essa novidade nas transmissões e o que o público pode esperar dessa novo formato.
Confira a transcrição da entrevista feita durante o Aviva ADVEC:
Como surgiu a ideia do Esquenta?
Fábio Levi: A gente tem pensado nisso a um tempo, de fazer uma programação maior no pré-culto com programação gravada, VTS e entrevistas. Mas nossa demanda aqui, na Sede, é muito grande e não temos como fazer isso agora. Então, surgi o ADVEC NEWS nas transmissões, como um ponta pé inicial. As primeiras tentativas não foram pra frente, porque tínhamos uma certa dificuldade de encontrar as meninas que ficariam em frente das câmeras. Hoje nós temos algumas que são fera e estão fazendo super bem. Tínhamos dificuldades de estrutura, equipamentos e de pessoal dentro da Comunicação. Hoje já conseguimos elaborar roteiros, temos a Ana Beatriz como assistente. A gente já consegue fazer com mais facilidade.



Mas porque a ideia de fazer nas quintas? A princípio é só nos Cultos da Vitória?
FL: É o culto que julgamos ter mais visibilidade e que tem mais a ver com a proposta. Quinta sempre vem cantores e pregadores de fora, muitas pessoas que participam da campanha. É um culto bem propício pra isso. E quem sabe, de repente, no futuro, no fazemos nos domingos de manhã e a noite.
E nas conferências? Como estamos vendo agora no Aviva todos os dias.
FL: Isso, exatamente!
O que vocês esperam passar para as pessoas com essa ideia do NEWS? Porque não é só passar informações, isso nós já temos nas artes e vídeos de pré-culto. Então, qual seria o diferencial que vocês quiseram trazer com esse novo formato?
FL: Primeiramente, humanizar. Porque o pré-culto é uma máquina que fica passando os vídeos e anúncios. Então, a gente começa a humanizar porque você tem duas pessoas em contato direto com quem está assistindo, fazendo a interação com o pessoal e comentando. Acreditamos que por humanizar essa parte antes do culto, a gente consegue se conectar melhor com essas pessoas. Uma transmissão comum é como se fosse um monólogo, a gente transmite e eles assistem. Quando você coloca alguém pra conversar e responder comentários, você meio que cria um dialogo. Então, isso ajuda na conexão com as pessoas que estão assistindo e elas se sentem ouvidas também.



Muitas pessoas assistem porque estão longe ou não poderão vir ao culto. Entretanto, achei legal ver pessoas comentando que estavam no caminho para a igreja, mas estavam participando do NEWS. É um público que vai estar na igreja, porém que está ali participando. Também observamos a reação dos membros da igreja vendo o ao vivo sendo feito dentro do templo. O que tem achado disso?
FL: O fato das pessoas estarem vindo pro culto e estarem conectadas já é algo muito legal. Porque elas já vão criando uma expectativa pro culto, se conectado com a igreja e o ambiente. Isso gera uma expectativa de como será. E sobre a mudança de lugar, antes fazíamos da galeria, ficávamos mais isolados. E quando colocamos lá embaixo, falando perto das pessoas, vendo elas passando, olhando e conversando, acredito que quem está assistindo de casa e vendo esse movimento se sinta mais inserido no culto.
É o que chamamos no teatro de quebrar a quarta parede, levar elas pra dentro das casas e trazer quem está em casa para dentro da igreja. Outra coisa que observei, pra encerrar, é que apesar de ser algo pensado para a transmissão, as pessoas dentro da igreja acabam interagindo também. Passam e falam, tiram fotos e realmente se sentem participantes desse momento.
FL: Sim, e deixa tudo mais familiar. Não é algo engessado, onde não podem olhar pro lado ou ninguém pode passar. Isso deixa o ambiente mais leve e familiar. Transforma realmente a igreja em uma família! (Fim da Entrevista)

Como falamos no começo dessa matéria, a novidade nas transmissões chegou pra ficar! Então, não perde a oportunidade de conhecer esse trabalho incrível da Comunicação ADVEC. Seja de casa ou no caminho para a igreja, toda quinta-feira, às 6:30 p.m. (horário de Brasilia), te esperamos no Canal da ADVEC para o ADVEC NEWS.